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Questões de Filosofia - ENEM PPL 2017 | Gabarito e resoluções

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Questão 64
2017Filosofia

(ENEM PPL - 2017)A crtica uma questo de distncia certa. O olhar hoje mais essencial, o olho mercantil que penetra no corao das coisas, chama-se propaganda. Esta arrasa o espao livre da contemplao e aproxima tanto as coisas, coloca-as to debaixo do nariz quanto o automvel que sai da tela de cinema e cresce, gigantesco, tremeluzindo em direo a ns. E, do mesmo modo que o cinema no oferece mveis e fachadas a uma observao crtica completa, mas d apenas a sua espetacular, rgida e repentina proximidade, tambm a propaganda autntica transporta as coisas para primeiro plano e tem um ritmo que corresponde ao de um bom filme. BENJAMIN, W. Rua de mo nica: infncia berlinense 1900. Belo Horizonte: Autntica, 2013 (adaptado). O texto apresenta um entendimento do filsofo Walter Benjamin, segundo o qual a propaganda dificulta o procedimento de anlise crtica em virtude do(a)

Questão 66
2017FilosofiaSociologia

(ENEM PPL - 2017)O povo que exerce o poder no sempre o mesmo povo sobre quem o poder exercido, e o falado self-government [autogoverno] no o governo de cada qual por si mesmo, mas o de cada qual por todo o resto. Ademais, a vontade do povo significa praticamente a vontade da mais numerosa e ativa parte do povo a maioria, ou aqueles que logram xito em se fazerem aceitar como a maioria. MILL, J. S. Sobre a liberdade. Petrpolis: Vozes, 1991 (adaptado). No que tange participao popular no governo, a origem da preocupao enunciada no texto encontra-se na

Questão 67
2017Filosofia

(ENEM PPL - 2017) Dado que, dos hbitos racionais com os quais captamos a verdade, alguns so sempre verdadeiros, enquanto outros admitem o falso, como a opinio e o clculo, enquanto o conhecimento cientfico e a intuio so sempre verdadeiros, e dado que nenhum outro gnero de conhecimento mais exato que o conhecimento cientfico, exceto a intuio, e, por outro lado, os princpios so mais conhecidos que as demonstraes, e dado que todo conhecimento cientfico constitui-se de maneira argumentativa, no pode haver conhecimento cientfico dos princpios, e dado que no pode haver nada mais verdadeiro que o conhecimento cientfico, exceto a intuio, a intuio deve ter por objeto os princpios. ARISTTELES. Segundos analticos. In: REALE, G. Histria da filosofia antiga. So Paulo: Loyola, 1994. Os princpios, base da epistemologia aristotlica, pertencem ao domnio do(a)

Questão 69
2017Filosofia

(ENEM PPL - 2017) XI. Jamais, a respeito de coisa alguma, digas: Eu a perdi, mas sim: eu a restitu. O filho morreu? Foi restitudo. A mulher morreu? Foi restituda. A propriedade me foi subtrada, ento tambm foi restituda. Mas quem a subtraiu mau. O que te importa por meio de quem aquele que te d a pede de volta? Na medida em que ele der, faz uso do mesmo modo de quem cuida das coisas de outrem. Do mesmo modo como fazem os que se instalam em uma hospedaria. EPICTETO. Encheirdion. In: DINUCCI, A. Introduo ao Manual de Epicteto. So Cristvo: UFS, 2012 (adaptado). A caracterstica do estoicismo presente nessa citao do filsofo grego Epicteto

Questão 82
2017Filosofia

(ENEM PPL - 2017) A definio de Aristteles para enigma totalmente desligada de qualquer fundo religioso: dizer coisas reais associando coisas impossveis. Visto que, para Aristteles, associar coisas impossveis significa formular uma contradio, sua definio quer dizer que o enigma uma contradio que designa algo real, em vez de no indicar nada, como de regra. COLLI, G. O nascimento da filosofia. Campinas: Unicamp, 1996 (adaptado). Segundo o texto, Aristteles inovou a forma de pensar sobre o enigma, ao argumentar que

Questão 90
2017Filosofia

(ENEM PPL - 2017) Em um governo que deriva sua legitimidade de eleies livres e regulares, a ativao de uma corrente comunicativa entre a sociedade poltica e a civil essencial e constitutiva, no apenas inevitvel. As mltiplas fontes de informao e as variadas formas de comunicao e influncia que os cidados ativam atravs da mdia, movimentos sociais e partidos polticos do o tom da representao em uma sociedade democrtica. URBINATI, N. O que torna a representao democrtica? Lua Nova, n. 67, 2006. Esse papel exercido pelos meios de comunicao favorece uma transformao democrtica em funo do(a)

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